quarta-feira, 11 de julho de 2012

O melhor de si


Eu tenho um amigo que diz que sempre faz tudo errado. Confesso que, nesses treze anos em que nos conhecemos, ele realmente teve alguns comportamentos que eu não entendo. Na última conversa que tivemos, após ele ter sofrido um acidente de moto, perguntei-lhe porque ele ainda não decidiu por um rumo, não clarificou seus objetivos e não optou por uma vida mais tranqüila. Sem pestanejar, ele me respondeu: “Porque para encontrar o melhor de mim eu preciso conviver com o meu pior”.

Todos nós fugimos das nossas sombras e das dos demais. Preferimos deixar o que tememos bem escondidinho, camuflar as nossas imperfeições, ressaltar apenas as nossas qualidades. Quanto às outras pessoas, nesse mundo de relacionamentos líquidos, muitas vezes optamos por romper amizades, namoros e casamentos se nos confrontamos com alguma característica “inadmissível”. O que não percebemos é que, muitas vezes, perdemos a oportunidade de trabalhar as nossas próprias fraquezas, as nossas limitações, quando nos damos conta de um defeito, sendo nosso ou não. 

Não raras vezes, quando apontamos a falha de alguém, estamos, de fato, falando de nós mesmos. Não estamos só identificando um defeito alheio a nós, estamos identificando o nosso defeito no outro ou a partir do outro. É por isso que fugimos, talvez não dos demais, mas do que existe de feio em nós.

E então ficamos angustiados, entramos em crise, reclamamos de todo mundo, porque no fundo nos falta mesmo é um pouco mais de paciência, um pouco mais de compreensão e de flexibilidade. Somente resgatando essas qualidades podemos nos abrir à experiência e conseguir encontrar o nosso melhor, e o melhor das outras pessoas, nas situações mais tenebrosas.


 



2 comentários:

  1. Interessante essa idéia de ver nos outros aquilo que lhe é "pior" ou pelo menos o defeito que lhe é mais aparente, já ouvi dizer que chamam isso de "Espelho Froidiano" (como não sou da área não posso afirmar).

    Gosto de pensar que, como todos, tenho defeitos e bem feios em sua maioria, mas conhece-los é o primeiro passo para subjugá-los.

    ResponderExcluir
  2. Ah amiga defeitos, fugas e evitaçoes nada mais humano. Demasiadamente humano. Terraqueo.

    ResponderExcluir